Explicaram-me que se chama liriodendron tulipifera, deve ter cerca de 200 anos e é da família das magnoliaceae, que são das árvores mais antigas do mundo.
O liriodendron tulipifera, também conhecido como tulipeiro (devido à forma das folhas e das flores), está agora em floração. As folhas têm quatro pontas e, de facto, assemelham-se à silhueta de uma tulipa. As flores são grandes e surgem afastadas umas das outras nos ramos. Têm apenas seis pétalas amarelas-esverdeadas riscadas, junto à base, por uma faixa cor-de-laranja. Parecem tulipas ou então, vistas de lado, uma chávena.
O tronco da árvore é largo, devem ser precisas três pessoas para o rodear e, como o jardim onde ele está não tem jardineiro (ou pelo menos assim parece), os ramos cresceram livremente para cima e depois para baixo, aos esses, de forma desgovernada.
É muito alto, talvez tenha mais de vinte metros. Não tenho fotografias dele porque ele não cabe em nenhum enquadramento. Também não sei quando é que gosto mais deste belo tulipeiro pois ele é magnífico em todas as estações.
Esta é a sua flor:
O tulipeiro está no jardim da Casa das Artes, na Rua Ruben A.