O Goethe-Institut e a Medeia Filmes organizam o 1º Festival de Cinema Alemão onde serão exibidos algumas das mais recentes produções do cinema Alemão, todas elas inéditas em Portugal e já presentes e premiadas em diversos festivais de cinema internacionais, tais como LICHTER, de Hans-Christian Schmid, HALBE TREPPE, de Andreas Dresen, DAS FLIEGENDE KLASSENZIMMER, de Tomy Wigand, SOLINO, de Faith Akin, FÜHRER EX, de Winfried Bonengel, NARREN, de Tom Schreiber, ELEFANTENHERZ, de Zuli Aladag e o documentário BELLARIA - SOLLANGE WIR LEBEN, de Douglas Wolfsperger.
A abertura solene do festival será assinalada com a exibição do filme O GABINETE DO DR. CALIGARI (DAS CABINET DES DR. CALIGARI) no dia 7 de Janeiro às 21h30 no Goethe-Institut, com acompanhamento musical ao vivo por Daniel Schvetz. A inauguração oficial do Festival no Cinema King será no dia 8 de Janeiro às 21h30 e contará com a presença de Eoin Moore para apresentar o seu filme PIGS WILL FLY.
Terá oportunidade de assistir às 11 curtas metragens provenientes de diversos centros de formação da Alemanha e que integram o programa NEXT GENERATION 2003 que foi apresentado na 56ª ediçao do Festival de Cannes, de onde salientamos o filme DAS RAD, nomeado ao Óscar na categoria de curta metragem de animação.
E para completar será possível rever cinco obras do consagrado realizador VOLKER SCHLÖNDORFF, o primeiro realizador alemão a ser premiado com um Óscar, nomeadamente O JOVEM TÖRLESS (DER JUNGE TÖRLESS); O TAMBOR (DIE BLECHTROMMEL); DIE MORAL DER RUTH HALBFASS; A HONRA PERDIDA DE KATHARINA BLUM (DIE VERLOREN EHRE DE KATHARINA BLUM); O GOLPE DE MISERICÓRDIA (DER FANGSCHUß).