Era de esperar. A Zero em Comportamento cansou-se: dos humores do público, da chuva, do frio, do calor, dos jogos de futebol na televisão, das estreias do cinema comercial ou dos ciclos de outros cinemas; dos humores da crítica e do espaço disponível nos jornais, nas rádios ou nas televisões;da falta de condições do Cine-Estúdio 222 e da inércia dos donos da sala; da falta de apoios (estamos cansados e desmotivados por, há que tempos, ouvirmos a Câmara Municipal de Lisboa ou o ICAM dizerem que, de facto, o nosso projecto é fantástico, maravilhoso, único, que merece de ser apoiado, mas até hoje não terem contribuido com nada de concreto!).
Conclusão: até melhores dias o projecto fica congelado. É mais uma vitima deste "inverno" que nos roi os ossos.
Sempre apreciei o trabalho deles à distância e até com uma certa inveja. Não fossem os trezentos quilómetros eu estaria nas sessões, mesmo com o cheiro a mofo da sala e o frio, estaria lá.
A programação acaba agora em meados de Dezembro. Há apenas três filmes programados e um apelo. Aqui fica o registo, em discurso directo:
...
Gostaríamos de vos fazer um apelo para algo que poderia servir para alguma coisa, e que foi aquilo de que sempre necessitámos: Vejam os filmes que vos propomos para este mês de Dezembro! São só três filmes... São três filmes diferentes uns dos outros mas absolutamente fantásticos (é a chamada programação para todos os gostos....).
Aquilo de que sempre precisámos ao longo deste tempo todo foi de público... nunca gostámos de estar dependentes de subsídios ou apoios. A nossa existência justifica-se pelo público que temos a ver os filmes que apresentamos. Não fazemos o que fazemos para termos subsídios. Fazêmo-lo porque achamos que há muitos filmes fantásticos por esse mundo fora que nunca chegarão cá e porque sabemos que existe em Lisboa muita gente interessada em vê-los. Só precisam de vencer a preguiça e deslocar-se ao cine-estúdio 222!
1, 2 e 3 de Dezembro > Laberinto de Pasiones, de Pedro Almodóvar
4, 5, 8 e 9 de Dezembro > All about Lily Chou Chou, de Shunji Iwai