sexta-feira, outubro 24, 2003 Atenção aos desdobráveis da Cinemateca.
A Cinemateca vai fazer uma retrospectiva de Kubrick. Diz-se na página:
Eis, finalmente, uma integral de Stanley Kubrick na Cinemateca. Apesar de faltar um dos filmes, nem por isso o deixa de ser, pois o filme que falta é FEAR AND DESIRE, a primeira longa-metragem de Kubrick, realizada em 1952, não incluída por ter sido renegada pelo realizador. Mas inclui, para além das duas curtas-metragens iniciais, DAY OF THE FIGHT e THE FLYING PADRE, um recente documentário sobre a sua vida e obra, dirigido por Jan Harlan, que nos honra com a sua presença na abertura e dirigirá um debate sobre a obra de Kubrick. Será publicada uma edição portuguesa do livro Stanley Kubrick de Enrico Ghezzi. Início 30 de Outubro, prossegue em Novembro.
O mesmo nos diz Mário Jorge Torres, no Y, que além dessa informação dispersa por segmentos de frase - retrospectiva integral, Cinemateca, a partir de dia 30 -, nos alerta para aquela que deve ser a nossa orientada visão de Kubrick – desapaixonada, colocando-o num lugar que começa por não ser aquele em que comummente se sobrevaloriza a sua obra e que acaba por ser aquele em que de olhos bem abertos se lhe dá o lugar que lhe pertence. Nem mais, nem menos.
Portanto, atenção. De olhos bem abertos aos desdobráveis cor de cartão espalhados por Lisboa, onde saberemos em que dias e a que horas poderemos tomar a liberdade de formar uma opinião pessoal sobre Kubrick.
Qualquer coisa que não faça sentido, dêem-me um desconto, sff. Ainda não a vi, mas estou com febre. O resto é absolutamente verdade.
posted by camponesa pragmática on 12:20