segunda-feira, julho 28, 2003
minha amiga Alexandra (com olhar de escorpiona aguçado) escreveu-me, fazendo o seu comentário sobre o artigo acerca d'Os Espaços em Branco de Agustina Bessa- Luis, que saiu ontem no Mil Folhas. aqui fica:
margarida rebelo pinto alerta: não há coincidências.tipo os avisos nos cigarros marlboro: fumar provoca cancro.
agustina bessa luís , tão dada a aforismos , apreciaria certamente a tirada.e contaria uma historia ancestral para ilustrar o dito.a audiência apreciaria.haveria riso em sintonia.as gentes no afã de partilhar do universo das genialidades literarias acenam .e acenam.e acenam.e perdem o juìzo crìtico.
será que ninguém leu clarice ? quem? CLARICE LISPECTOR.
há um livro ( serve a palavra livro , serve a palavra literatura para clarice?) desta autora( ?) que termina :
« -Eu penso , interrompeu o homem e a sua voz estaca lenta e abafada porque ele estava sofrendo de vida e de amor , eu penso o seguinte : ».
É o livro acaba assim.isso mesmo , com dois pontos.clarice em todo o seu esplendor.o livro : Uma Aprendizagem ou o Livro dos prazeres. Está editado pela Relógio dÁgua , com a graça dos deuses , que poucas são as obras do Brasil que cá nos chegam.
Então e ninguém lê ou leu a Clarice quando tanto falam do livro de Agustina e do facto de , também este último , terminar assim , com dois pontos?
Não há coincidências , pois não , mas descoincidências não faltam.
Engraçado , mas senhores jornalistas , há que pensar antes de encomiar.