Federico Fellini homenageado este ano no Festival de Cannes
Assinalando o 10.º aniversário da morte de Federico Fellini, a organização do Festival de Cannes vai consagrar a edição deste ano (14 a 25 de Maio) ao mestre italiano. Assim, o cartaz oficial de Cannes 2003 ser-lhe-à dedicado, e a memória de Fellini evocada ao longo de todo o certame, sob várias formas.
Será apresentada uma retrospectiva integral da obra do autor de La Dolce Vita, nas várias salas do Palácio dos Festivais, bem como todas as noite no cinema ao ar livre, situado numa das praias da Croisette. Esta retrospectiva incluirá ainda uma série de documentários sobre Fellini e uma exposição de fotografias do realizador em plena rodagem.
Também na avenida mais famosa de Cannes, um ensemble de sopros interpretará, diariamente temas dos filmes do realizador compostos por Nino Rota. E Nicola Piovani, o último compositor a trabalhar com Federico Fellini, evocará a sua convivência pessoal e as suas experiências profissionais com ele numa Lição de Música, que será dada no Palácio dos Festivais no dia 20 de Maio.
A Seleccão Oficial do Festival de Cannes deste ano é anunciada na quarta-feira. No que respeita a uma das suas mais prestigiadas secções paralelas, a Quinzena dos Realizadores, alguns dos filmes participantes foram já revelados pelo site americano FilmStew.com.
Entre os títulos escolhidos pelo novo director da secção, François da Silva (que substituiu Marie-Pierre Macia, subitamente despedida no ano passado), contam-se The Mother, o novo filme do britânico Roger Michell, o realizador de Notting Hill, escrito por Hanif Kureishi; La Chose Publique, terceira longa-metragem do francês Mathieu Amalric; Pas de Repos pour les Braves, estreia na realização de outro francês, Alain Guiraudie; Gossu, de Takeshi Miike, o realizador de culto japonês; ou ainda Ossama, o primeiro filme a ser feito no Afeganistão depois da queda do regime talibã, assinado por Sedigh Barmak. Ossama conta a vida de três mulheres durante a vigência do governo fundamentalista islãmico.
A Quinzena dos Realizadores inclui este ano 25 longas-metragens e 15 curtas. A lista completa é revelada no próximo dia 25.