quarta-feira, março 26, 2003 Espectáculos gratuitos assinalam Dia Mundial do Teatro por todo o país
Estreias, leituras de peças e um "ultimatum" assinalam amanhã o Dia Mundial do Teatro, destacando-se uma conferência de Patrice Pavis no D. Maria II, em Lisboa, num dia de entrada gratuita nos espectáculos.
Célebre ensaísta, crítico de teatro e autor de obras de referência no campo da dramaturgia, Patrice Pavis profere, a partir das 17:00, no Teatro Nacional D. Maria II, a conferência "A Encenação: De onde vem? Para onde vai?", que conta com a presença do ministro da Cultura, Pedro Roseta.
O Nacional D. Maria II assinala ainda a efeméride com os espectáculos "O Caminho Solitário" e "Estudo para Ricardo III", e com a leitura da peça "Fazedor de Teatro", de Thomas Bernhard.
Na capital, destaca-se igualmente a leitura de "Lisístrata", no âmbito do "Lysistrata Project", um movimento contra a guerra no Iraque, pela companhia A Barraca, a partir das 21:30 no CineArte.
"Ultimatum ao Teatro Português", inspirado no "Ultimatum às Gerações do Futuro", de Almada Negreiros, é a iniciativa que o Teatro Municipal São Luiz preparou para amanhã, com a participação de personalidades ligadas a vários quadrantes da sociedade portuguesa.
Actores, críticos e políticos vão fazer depoimentos curtos, que serão retransmitidos num ecrã gigante situado no Largo do Chiado, entre as 19:00 e as 23:00.
O Teatro da Trindade comemora o Dia Mundial de Teatro com a estreia das peças "Proof", o espectáculo mais premiado de Londres e Nova Iorque, e "Posse", que fecha o "Ciclo Contemporâneos Portugueses".
Ainda em Lisboa, o Teatro Nacional Maria Matos optou por celebrar a data na Avenida de Roma com animação de rua até às 20:00, convidando as pessoas "a olhar para o teatro de perspectivas diferentes".
O Dia Mundial do Teatro será também assinalado em Guimarães, Portalegre, Faro, Coimbra, Azambuja, Montemor-o-Novo e Braga, num dia em que ir ao teatro é "à borla".