Ensaio de Alberto Pimenta "O Silêncio dos Poetas" volta às livrarias
O ensaio "O Silêncio dos Poetas", de Alberto Pimenta, esgotado em Portugal desde finais da década de 80, volta às livrarias numa nova edição que inclui dois novos estudos, com chancela da Cotovia.
Publicado em Portugal pela primeira vez em 1978 pela editora A Regra do Jogo, "O Silêncio dos Poetas" regressa agora com os estudos "Reflexões sobre a função da arte literária" e "A dimensão poética das línguas".
Para Alberto Pimenta, a unir estes dois novos textos entre si e ao livro antes editado está "uma ideia central, a de que a expressão estética exige uma apreensão estética".
A professora universitária italiana Carmen M. Radulet recorda que o ensaio de Alberto Pimenta "nasce através de uma reflexão complexa de carácter teórico, iniciada na Alemanha em fins dos anos 60, e aperfeiçoada depois durante um confronto a nível académico com os investigadores italianos".
É também esta docente quem sublinha o carácter provocador do poeta, que chegou a queimar o seu livro para o ver renascer agora, por ocasião do centenário do nascimento de Th. W. Adorno, teórico que lhe esteve e continua a estar mais próximo.
O livro é divulgado de norte a sul do país na primeira quinzena de Abril, mas pode ser já encontrado na livraria da Cotovia em Lisboa com 10% de desconto, numa iniciativa que visa ajudar ao relançamento deste espaço livreiro.
Alberto Pimenta nasceu em 1937 e entre os seus livros publicados desde 1970 destacam-se "O Labirintodonte", "Os Entes e os Contraentes", "Heterofonia", "A Visita do Papa", "Homilíada Joyce", "Read & Mad" e "As 4 Estações".
São também de sua autoria "The Rape", "Sex Shop Suey", "IV de Ouros", "Tomai Isto é o meu Porco", "A Divina Multi(co)média", "Santa Copla Carnal", "Obra Quase Incompleta" e "A magia que tira os pecados do mundo".