Relatório do Fantasporto:
A Snake of June, realizado pelo japonês Shinya Tsukamoto é sobre o amor (ou talvez a falta dele) o sexo e a morte, temas que combinam bem. O tom dominante é o azul e de facto o filme é frio que se farta, chove do princípio ao fim, as personagens quase não se tocam, falam por telemóveis, utilizam controles remotos para os seus prazeres, vivem em casas bem desenhadas com espremedores do Stark, são todos modernos e infelizes. O elemento mais sensual é um caracol que, como ensinou a senhora Highsmith, “manifesta uma sensualidade no seu acasalamento que não se observa em mais nenhum habitante do reino humano”.
Há referências evidentes a “Peeping Tom” e mais subtis a Cronenberg e a Bilal. Snake of June ganhou o Prémio Especial do Júri no Festival de Veneza 2002 e tem hipóteses de recolher um palmarés aqui no Fantas.
A Map of the Heart vem da Alemanha e anda mais ou menos à volta do mesmo: o amor. A história passa-se na Córsega e o mote é dado por um vendedor de bugigangas: os objectos vão ditando a construção da trama e o fim tem de se entrelaçar com o princípio. Intimista, diz no programa, sim mas um bocado entediante.
L.I.E. a estreia cinematográfica de Michael Cuesta, um dos realizadores da série “Sete palmos de Terra”.
As iniciais significam Long Island Expressway, a autoestrada onde a mãe de Howie (Paul Franklin Dano) morreu num acidente. A partir daí tudo corre mal a este miúdo de 15 anos: o seu melhor amigo (se assim podemos chamar ao rapaz que o desafia para uns assaltos) abandona-o, os outros rapazes gozam a sua sexualidade ainda não definida, a escola é uma instituição distante que apenas que lhe oferece um número de telefone para o caso de surgirem sarilhos em casa e o pai é preso por corrupção.
Surge então Big John (Brian Cox), uma personagem respeitada pela comunidade, que oscila entre um velhote paternal e um verdadeiro predador sexual.
"Lanes go West, lanes go East, Lanes go straight to hell." diz Howie no fim.
Excelentes interpretações de Dano e Cox e um filme inteligente. Michal Cuesta promete!