Quem somos?

Ana Alves
António Rebelo
Cristina M. Fernandes
Lídia Pereira
Luís Rei
Marta Almeida
Paulo Azevedo
Zazie

Colaborador de estimação

Repórter Lírico

Nadador-salvador

Henri Michaux

Desaparecido

Escrivão Bartleby


janela_indiscreta@hotmail.com

on-line

 
Arquivos
<< current





Pesquisar os arquivos da Janela:


[pesquisa disponibilizada pelo serviço FreeFind]

 

SALA DE EXPOSIÇÕES

Boogie Woogie



SALA DE LEITURA

a poesia vai acabar



HÁ UM TRAÇO AZUL

IF no ar

um som profundo do Outono

IF (8 abril 2004)

IF (verão 2004)



O NOSSO CORRESPONDENTE
EM COIMBRA


innersmile



ACTUALIDADES

Frescos



BLOGS CÁ DE CASA

A aba de Heisenberg

¦a¦barriga¦de¦um¦arquitecto¦

Abrupto

A Causa foi modificada

A Corneta

Adufe

A formiga de langton

A Espuma dos Dias

A Lâmpada Mágica

Almocreve das Petas

A memória inventada

A Montanha Mágica

A Natureza do Mal

António Reis

aoeste

A Oeste Nada de Novo

Apenas um pouco tarde

A Praia

avatares de um desejo

Aviz

Barnabé

Beco das Imagens

Bisturi

Blasfémias

Blog de Esquerda

Blogue dos Marretas

Borras de Café

Campo de Afectos

chafarica iconoclasta

cócegas na língua

Conta Natura

Contra a Corrente

Conversas de Café

Crítico

Crónicas da Terra

Cruzes Canhoto

daily dose of imagery by Sam Javanrough

desassossegada

Dias com árvores

Don Vivo

Dragoscópio

Driving Miss Daisy

Engrenagem

Epicentro

Epiderme

Errância

Espigas Reloaded

esplanar

flux+mutability

Fora do Mundo

Ford Mustang

freira dadaísta

Fumaças

Gávea

Glória Fácil

Grande Loja do Queijo Limiano

Guil

Hipatia

Húmus

Indústrias Culturais

Íntima Fracção

Juramento sem Bandeira

Kafka Sumiu em Belo Horizonte?

laranja amarga

Leitura Partilhada

little black spot

MacJete

martaverissimo.net

Mar Salgado

Modus Vivendi

¦Murmúrios do Silêncio¦

Não esperem nada de mim

No Arame

Nocturno 76

Notícias do cais

Oceanos

O céu ou las vegas

O céu sobre Lisboa

O Cheiro a Torradas pela Manhã

O Farol das Artes

O Gato Fedorento

O Intermitente

Os Espelhos Velados

OzOnO

Palavras da Tribo

Pastilhas

Percepções do meu olhar...

Pessoas de Romance

Planeta Reboque

Prazer Inculto

Quartzo, Feldspato & Mica

quase em português

rainsong

Reflexos de Azul Eléctrico

Retorta

roda livre

Ruialme

Seta Despedida

saudades de antero

Silencio

Sous les pavés, la plage!

Tempo Dual

Textos de Contracapa

Thelma & Louise

There's Only 1 Alice

Timewatching

tomara que caia

torneiras de freud

triciclofeliz

um mundo imaginado

Vermelhar

UmbigoNiilista

UmblogsobreKleist

universos desfeitos

Vidro Azul

Vila Dianteira

Viver todos os dias cansa

Voz do Deserto

Welcome to Elsinore

What do you represent

100nada



GONE WITH THE WIND

A Coluna Infame

Alfacinha

Bicho Escala Estantes

Caim & Abel

Desejo Casar

Dicionário do Diabo

Espigas ao Vento

Flor de Obsessão

intrusos

Kafka Sumiu em Belo Horizonte

Lérias...

My Moleskine

O Companheiro Secreto

Outro, eu

O tal Canal

Pintainho


Janela Indiscreta
 
domingo, maio 09, 2004  

Me gusta el ruido de la lluvia



Por causa de “Un chien andalou” peguei no livro que a Cinemateca dedicou a Buñuel e dei por mim a folheá-lo de novo. Para além dos filmes (que infelizmente é raro conseguir ver) gosto profundamente dele, do Luis Buñuel, do seu humor, da sua candura, da sua liberdade e das suas palavras. Gosto das histórias que ele conta — e ele está sempre a efabular — e também dos recuerdos, tão buñuelianos, de Conchita.
Há um magnífico artigo de João Bénard da Costa neste livro que termina com a última blasfémia de Buñuel, nas suas próprias palavras, no seu “Último Suspiro”, assim:

«Há muito tempo que escrevo num caderno o nome dos meus amigos desaparecidos. Chamo a esse caderno O Livro dos Mortos. Folheio-o muitas vezes. Tem centenas de nomes, uns ao lado dos outros, por ordem alfabética. Só lá ponho os nomes dos homens — ou das mulheres — com quem tive, nem que fosse uma só vez, um verdadeiro contacto humano. Os membros do grupo surrealista estão marcados com uma cruz encarnada. 1977-1978 foi para o grupo um ano fatal: Man Ray, Calder, Max Ernst e Prévert foram-se em poucos meses.
Alguns dos meus amigos odeiam esse livro, certamente com medo de nele figurarem um dia. Não sou da opinião deles. Essa lista familiar permite-me lembrar desta ou daquela pessoa que sem ele já teria esquecido. Houve uma vez que me enganei. A minha irmã Conchita disse-me que tinha morrido um escritor espanhol, muito mais novo do que eu. Inscrevi-o. Algum tempo depois, sentado num café de Madrid, vi-o entrar e dirigir-se-me. Durante alguns segundos julguei que ia apertar a mão a um fantasma.

Há muito tempo que a ideia da morte me é familiar. Desde os esqueletos passeados nas ruas de Calanda, por ocasião das procissões da Semana Santa, a morte faz parte da minha vida. Nunca a quis ignorar nem negar. Mas não há muito a dizer sobre a morte, quando se é ateu como sou. Tem que se morrer com o mistério. Algumas vezes penso que queria saber, mas saber o quê? Nada se sabe, nem durante nem depois. Depois de tudo, nada. Nada nos espera senão a podridão, o cheiro adocicado da eternidade. Talvez peça para me queimarem, para evitar isso.
Interrogo-me apenas sobre a forma da minha morte.
Acontece-me, por simples prazer de distracção, pensar no nosso velho inferno. Sei que as chamas e os caldeirões desapareceram e que o inferno, para os teólogos modernos é apenas a simples privação da luz divina. Vejo-me vogar nas trevas eternas, com o meu corpo, com todas as minhas fibras, de que vou precisar para a ressurreição final. De repente, outro corpo esbarra com o meu, nos espaços infernais. Era um simples siamês, que morreu há dois mil anos, quando caiu dum coqueiro abaixo. Afasto-me no escuro. Passam milhões de anos e depois sinto outra pancada nas costas. Desta vez era uma vivandeira de Napoleão. E assim sucessivamente. Deixo-me ir por momentos nas trevas angustiantes deste novo inferno e depois volto à terra, onde ainda vivo.

Sem ilusões sobre a morte, acontece-me pensar nas formas que esta pode ter. Às vezes penso que a morte súbita é admirável, como a do meu amigo Max Aub que caiu para o lado, enquanto jogava as cartas. Mas a maior parte do tempo, as minhas preferências vão para uma morte mais lenta, mais esperada, que me permita saudar uma última vez toda a vida que conheci. Já há alguns anos, de cada vez que saio de um sítio que conheço bem, onde vivi e trabalhei, que faz parte de mim, como Paris, Madrid, Toledo, El Paular, San José Purua, detenho-me um momento para lhe dizer adeus. Falo com ele e digo por exemplo: «Adeus San José. Aqui vivi momentos felizes. Sem ti a minha vida teria sido diferente. Agora vou-me embora e não te volto a ver, vais continuar sem mim, adeus.» Digo adeus a tudo, aos montes e às fontes, às árvores e às rãs.
Evidentemente, já me aconteceu voltar a um sítio de que já me havia despedido. Não me importo. Quando me vou embora, digo-lhe adeus outra vez.

Era assim que queria morrer, sabendo que dessa vez não voltava. Quando me perguntam porque é que deixei de viajar, porque é que já não vou à Europa, respondo: «Com medo da morte». Respondem-me que tanto posso morrer aqui como lá e digo-lhes. «Não é o medo da morte, em geral. Não me percebem. Não me importa morrer. Mas não quero morrer no meio duma mudança». A morte atroz, para mim, seria num quarto de hotel no meio de malas abertas e dos papéis em desordem.
Igualmente atroz, e talvez pior, é a morte prolongada por técnicas médicas, essa morte que não acaba. Em nome do juramento de Hipócrates, que põe acima de tudo o respeito pela vida humana, os médicos criaram a forma mais requintada das torturas humanas: a sobrevivência. Isso parece-me criminoso. Cheguei a ter pena de Franco, que aguentaram artificialmente vivo durante meses, num meio dum sofrimento inacreditável: para quê? Se às vezes os médicos nos ajudam, a maior parte do tempo são «money-makers», escravizados pela ciência e pelos horrores da tecnologia. Quando chegar a altura, deixem-nos morrer e dêem-nos mesmo uma ajudinha para irmos mais depressa. Estou convencido, espero, que, dentro de muito pouco tempo, a eutanásia será autorizada pela lei, dentro de certas condições. O respeito pela vida humana deixa de fazer sentido quando só leva a um longo suplício, tanto para os que vão como para os que ficam.

À hora do meu último suspiro, imaginei muitas vezes uma última partida. Chamava os meus amigos que são ateus convictos como eu. Muito tristes, ficavam à beira da minha cama. Chegava então um padre, que eu tinha mandado chamar. Com grande escândalo dos meus amigos pedia a absolvição dos meus pecados e recebia a extrema-unção. Depois, virava-me para o lado e morria.
Mas ainda se terá forças para brincar, nessa altura?

Só tenho pena de uma coisa: não saber o que se vai passar. Abandonar o mundo em pleno movimento, sair no meio do folhetim. Julgo que esta curiosidade pelo após-morte não existia antigamente, ou existia menos, num mundo que mudava pouco ou nada. E uma confissão: apesar da minha raiva à informação, gostava de me poder levantar de entre os mortos, de dez em dez anos, ir até a um quiosque e comprar alguns jornais. Não pedia mais nada. De jornais debaixo do braço, pálido, roçando-me contra as paredes, voltava para o cemitério e lia os desastres que iam pelo mundo antes de voltar a adormecer, satisfeito, no abrigo reconfortante da tumba.»



posted by Anónimo on 13:53


 
Feedback by blogBack This page is powered by Blogger.